Como se inscrever nas vagas para Jovem Aprendiz Itaú

Jovem Aprendiz Itaú

O Jovem Aprendiz Itaú é um programa social e educacional voltado para jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades e competências em uma das maiores instituições bancárias do país. 

O programa tem como objetivo oferecer oportunidades de aprendizado e trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade social, ampliando suas perspectivas de futuro e possibilitando a construção de uma carreira profissional.

Os jovens selecionados para o programa têm a oportunidade de realizar atividades práticas em um ambiente profissional, além de participarem de atividades teóricas que visam desenvolver competências técnicas e comportamentais importantes para a sua formação como profissional. 

Dessa forma, eles se tornam mais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e crescer na carreira.

O programa tem duração de dois anos e oferece vagas para jovens de 16 a 21 anos que tenham concluído o ensino médio ou estejam cursando. Além disso, há uma preferência por jovens que estudem em escolas públicas e que estejam em situação de vulnerabilidade.

A seguir, confira mais informações sobre o Jovem Aprendiz Itaú.

Sobre o programa Jovem Aprendiz

O programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa do Governo Federal brasileiro que tem como objetivo oferecer oportunidades de trabalho e aprendizado para jovens entre 14 e 24 anos que estejam estudando ou tenham concluído o ensino médio.

O programa foi criado em 2005, pela Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000), que estabelece que as empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do total de funcionários que exerçam funções que demandem formação profissional.

Os jovens contratados pelo programa Jovem Aprendiz são registrados em carteira de trabalho e recebem salário mínimo proporcional às horas trabalhadas, além de terem direito a todos os benefícios previstos em lei, como férias, décimo terceiro salário e vale-transporte.

O programa Jovem Aprendiz é uma oportunidade importante para jovens que estão em busca de experiência profissional e qualificação, além de ser uma forma de as empresas cumprirem sua responsabilidade social e contribuírem para a formação de profissionais capacitados e preparados para o mercado de trabalho.

Jovem aprendiz do banco Itaú

O Itaú contrata, em média, 200 jovens aprendizes por mês, o que totaliza mais de 1700 novos contratados por ano em todo o país. 

O programa tem duração de dois anos e os participantes são submetidos a uma carga horária de até seis horas diárias de trabalho, com mais de 600 horas de capacitação teórica, abrangendo diversos temas, como cultura geral, informática, etiqueta corporativa e ética.

Para ser um Jovem Aprendiz no Itaú, é necessário ter entre 16 e 22 anos, estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio, sendo preferencialmente aluno da rede pública, além de ter muita disposição e vontade de aprender. 

O programa permite que o jovem aprendiz atue tanto na Rede de Agências quanto na Administração Central do banco, podendo interagir com os clientes ou dar suporte às atividades administrativas.

As vagas estão disponíveis em todo o Brasil, sem prazos definidos para a inscrição. Os benefícios oferecidos incluem vale-refeição, vale-transporte sem descontos, salário diferenciado, seguro de vida em grupo, assistência médica e odontológica. 

O salário, de acordo com relatos no site Glassdoor, pode chegar a R$ 979,00, acrescido dos benefícios.

Carga horária

De acordo com a Lei de Aprendizagem, o Jovem Aprendiz está limitado a uma carga horária diária máxima de 6 horas. Portanto, a jornada de trabalho no programa Jovem Aprendiz Itaú 2023 pode variar dependendo da agência e do cargo, mas sempre dentro desse limite.

Isso acontece porque o programa tem como objetivo proporcionar uma experiência de aprendizado profissional, o que requer que o jovem concilie o trabalho com os estudos.

É importante lembrar que a capacidade de conciliar trabalho e estudos é um dos principais critérios para permanecer no programa, já que ele está em conformidade com a Lei de Aprendizagem.

Como se inscrever 

Para se inscrever no programa Jovem Aprendiz Itaú 2023, basta seguir alguns passos simples que podem ser realizados diretamente no site oficial do banco. Para facilitar a sua candidatura, preparamos um guia passo a passo. Confira abaixo:

  1. Acesse a página de Carreiras Jovem Aprendiz Itaú;
  2. Escolha a opção “Aprendiz” e selecione a sua região;
  3. Selecione uma vaga que corresponda ao seu perfil;
  4. Clique no botão “Candidate-se”;
  5. Preencha o formulário com os seus dados e anexe o currículo.

As inscrições são gratuitas e abertas para pessoas de todo o país, sendo as vagas distribuídas por todas as agências bancárias. É recomendável que você se candidate para as vagas disponíveis em sua região para facilitar o processo de seleção.

Lembre-se de que é necessário ter um cadastro na plataforma Gupy para acessar o processo de candidatura. O cadastro é fácil de ser feito e pode ser realizado pela internet, permitindo o login através do Linkedin, conta do Google ou Facebook.

Critérios para se inscrever no jovem aprendiz Itaú

O programa Jovem Aprendiz do Itaú estabelece critérios específicos de participação, assim como qualquer outra vaga de emprego no banco. Por isso, é importante prestar atenção nesta etapa do processo seletivo.

Para se candidatar ao programa Jovem Aprendiz Itaú 2023, é necessário atender aos seguintes critérios de inscrição:

  • Ter entre 16 e 21 anos, sendo preferencialmente acima de 18 anos para as vagas em agências;
  • Possuir iniciativa, capacidade de solução de problemas e ser pró-ativo;
  • Ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando;
  • Ter preferencialmente estudado em escola pública ou estar em situação de vulnerabilidade social.

Além desses critérios, estar cursando o Ensino Superior é um diferencial que pode ajudar na seleção para as vagas do programa.

Vale ressaltar que não há limite de idade para pessoas com deficiência se candidatarem. Para evitar qualquer contratempo na hora da inscrição, é importante estar atento às principais regras de participação.

Gostou de saber mais sobre o jovem aprendiz Itaú? Deixe seu comentário e compartilhe esse conteúdo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *